quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

É DEVER DE TODOS NÓS!

É dever da FAMÍLIA, da COMUNIDADE, da SOCIEDADE EM GERAL e do PODER PÚBLICO assegurar, com ABSOLUTA PRIORIDADE, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, bem como assegurar que toda criança e adolescente estejam à salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

A transcrição acima resume o que todos nós conhecemos como o PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO INTEGRAL. Para entender melhor, acesse os vídeos ao lado e seja bem vindo!! 

sábado, 11 de dezembro de 2010

VIVO NO TRÂNSITO! A segurança de crianças e adolescentes pensada pela Rede de Proteção local


"A rede de proteção à criança e ao adolescente do município de Sousa acredita que por meio da educação é possível reduzir o número de acidentes no trânsito de nossa cidade e construir uma cultura de paz no espaço público.

O projeto VIVO NO TRÂNSITO! é uma proposta de trabalho que anseia nortear a prática pedagógica voltada a este tema, favorecendo a análise e e a reflexão de comportamentos seguros no trânsito, devolvendo a todos o direito de ir e vir com segurança".

Os parágrafos acima fazem parte da apresentação do projeto desenvolvido pela conselheira tutelar Maria de Fátima Garrido Pordeus como resultado da ampla discussão realizada durante o encontro da Rede de Proteção do mês de novembro de 2010.

Após apresentação do projeto, que foi aprovado em sua integridade, ficaram firmadas as ações a serem executadas no ano de 2011, envolvendo todo o sistema educacional do município e, ainda, os órgãos e entidades diretamente vinculados à tremática trabalhada.

Dentre as várias ações previstas, todas de cunho educativo, temos a realização de blitz educativa com a participação dos alunos participantes das oficinas realizadas nas escolas da comunidade, a criação e instalação de um núcleo de extensão do projeto Transitando com você na cidade de Sousa, a experiência de passar um dia sem meu carro.

A Comissão Gestora do projeto se reunirá no mês de janeiro de 2011 para planejamento e execução das ações pautadas.

Abaixo a galeria de imagens do projeto Transitando com você, que muito contribui em nossa jornada:


Depois de receberem todas as instruções, as crianças são devidamente preparadas e paramentadas para atuar na rua, quando são acomapanhadas pelos instrutores.



As crianças abordam os cidadãos que trasitam em seus veículos e fazem toda verificação necessária, apontando os acertos e os erros dos motoristas e, neste caso, aplicando as multas educativas.



Com esta experiência ímpar, as crianças são incentivadas a vivenciar o respeito às normas de trânsito e, enquanto são educadas, passam a ser educadoras de seus colegas, familiares e dos conhecidos de sua comunidade. 


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ADOÇÃO - Formação de pretendentes

No dia 29 de novembro de 2010 foi realizado mais um módulo do Curso de Formação para Pretendentes à Adoção da Comarca de Sousa.

O curso está sendo ministrado nas dependências do Fórum José Mariz, sob coordenação da Vara da Infância e da Juventude, em atendimento às exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Com as últimas mudanças ocorridas,  estar habilitado e fazer parte do cadastro de adotantes é requisito indispensável, não mais se admitindo, salvo algumas exceções, a antiga adoção direta, quando a mãe entregava diretamente a criança a alguém escolhido livremente.

Assim, quem deseja adotar uma criança deve procurar a Vara da Infância e da Juventude de sua cidade e apresentar o requerimento de habilitação.

Leia mais em nossa página sobre Convivência Familiar e Comunitária: Adoção e tire todas as suas dúvidas!

GALERIA DE IMAGENS